sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Novo estudo em linguagem gestual infantil

A mais recente edição do conceituado periódico Science inclui um artigo sobre os benefícios do uso de linguagem gestual infantil. O artigo baseia-se num estudo realizado na Universidade de Chicago, que revela que o uso de gestos em bébés de 14 meses é um bom indicador de melhor vocabulário aos 54 meses. Embora o estudo se tenha focado num gesto bastante simples conhecido de muitas crianças, apontar, os resultados confirmam o que outros estudos já tinham revelado: o uso de uma forma não-verbal de comunicação estimula a aquisição da linguagem e a oralidade.

Como é isto possível? Quando uma criança vê um adulto apontar, aprende que esse gesto pode ter um significado específico. Quando ela própria o faz, a criança consegue também ela gerar significado e assim comunicar numa altura em que ainda lhe é difícil fazê-lo verbalmente. Quando o adulto responde ao gesto com a palavra apropriada, um tópico escolhido pela criança, ela estará mais atenta para ouvir e aprender.

Podem ler mais aqui ou aqui!

3 comentários:

  1. Assim como o sistema original baseou os gestos na American Sign Languagem, não faria sentido o programa utilizado em Portugal basear-se na Língua Gestual Portuguesa...

    ResponderEliminar
  2. Olá Mariana,

    A Baby Signs Portugal está a trabalhar no sentido de poder trabalhar também com a Língua Gestual Portuguesa. Está a ser um processo moroso, mas estimulante.
    Agradecemos o seu comentário. Visite-nos frequentemente para estar a par de todas as novidades nesta questão.

    ResponderEliminar
  3. Olá boa noite! Chamo-me Juliana e sou aluna do 3º ano de Enfermagem, tenho o 2º nível do curso de lingua gestual portuguesa e já há 2 anos que desnvolvo trabalhos tentando aliar a Língua Gestual aos cuidados de saúde. Estando agora a estagiar na pediatria achei muito interessante este programa Baby signs, como poderei ter mais informaçoes?
    Obrigada!!

    ResponderEliminar