sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Novo estudo em linguagem gestual infantil

A mais recente edição do conceituado periódico Science inclui um artigo sobre os benefícios do uso de linguagem gestual infantil. O artigo baseia-se num estudo realizado na Universidade de Chicago, que revela que o uso de gestos em bébés de 14 meses é um bom indicador de melhor vocabulário aos 54 meses. Embora o estudo se tenha focado num gesto bastante simples conhecido de muitas crianças, apontar, os resultados confirmam o que outros estudos já tinham revelado: o uso de uma forma não-verbal de comunicação estimula a aquisição da linguagem e a oralidade.

Como é isto possível? Quando uma criança vê um adulto apontar, aprende que esse gesto pode ter um significado específico. Quando ela própria o faz, a criança consegue também ela gerar significado e assim comunicar numa altura em que ainda lhe é difícil fazê-lo verbalmente. Quando o adulto responde ao gesto com a palavra apropriada, um tópico escolhido pela criança, ela estará mais atenta para ouvir e aprender.

Podem ler mais aqui ou aqui!

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Bem vindo!


Olá e bem vindo ao blog da Baby Signs Portugal!

Esperamos que esta seja a primeira de muitas visitas que nos faça. Aqui poderá aprender mais sobre o Programa Baby Signs® e temas associados. Com tanto para partilhar, temos a certeza que sempre que cá vier aprenderá um pouco sobre esse mundo fascinante que é a comunicação infantil.
Para já deixamo-vos com um pequeno vídeo (em inglês) sobre este programa inovador.
Até breve!